terça-feira, 28 de julho de 2015

PELAS SOMBRAS - Catarina Mourão | sessão inaugural & debate 1 Agosto 22h CAT

Rossio #17: PELAS SOMBRAS

A Apordoc associa-se à comemoração dos 30 anos da Casa das Artes de Tavira (1985-2015) com uma sessão do seu cineclube Rossio dedicada ao documentário de Catarina Mourão e Lourdes Castro

PELAS SOMBRAS Catarina Mourão, Portugal, 2010, 83’

«Vem ver a pintura que estou a fazer. Um bocado grande, não cabe em museu nenhum. E tão pequena, tão pequenina que todos que passam por aqui nem dão por isso. Uma tela com forma esquisita. O que vale é que não é preciso esticá-la. Por si só, ela está sempre pronta a receber pinceladas, ventos, estações, chuva, sol....» Quando eu tinha catorze anos levaram-me a ver um teatro de sombras. Chamava-se Linha do Horizonte e revelava o dia-a-dia de uma mulher, através de sombras projectadas num lençol branco. Essa experiência marcou-me profundamente. Lourdes Castro ­ficou conhecida como a artista que se ocupa de sombras. Passados vinte anos fui à Madeira conhecer a mulher por detrás daquela sombra. O que “ocupa” hoje Lourdes Castro? (Catarina Mourão)

A sessão conta com a presença da realizadora Catarina Mourão e será seguida de debate com José Delgado Martins (Casa das Artes de Tavira) e Inês Sapeta Dias (Apordoc).

Sessão do cineclube informal, irregular e itinerante Rossio.
Org. Apordoc - Associação pelo Documentário. 

Mais no FB aqui

Sem comentários: