segunda-feira, 13 de abril de 2015

JÚRI - PRÉMIO CAT 30 ANOS (1985-2015)

Paisagem abandonada, de Bartolomeu dos Santos

A Casa das Artes de Tavira (CAT) tem vindo desde 1985 a privilegiar a sua actividade com o apoio a jovens artistas.
Considerando que as GAB-A, a realizar entre 18 e 19 de Abril próximo, se destina a promover o dialogo entre os estudantes de diferentes  áreas artísticas a CAT entendeu associar-se a esta oportuna intervenção incluindo no programa comemorativo do seu aniversário o Prémio  "30 ANOS da CASA das ARTES de TAVIRA.
Tal distinção consistirá na exposição em Tavira no verão de 2016  de 30 obras, entre as expostas, merecendo uma delas ainda um Prémio  de aquisição, a  seleccionar por um júri nomeado para o efeito constituído pelos artistas David Evans, Margarida Palma e Samuel Rama. 

Notas Biograficas dos elementos Júri:

David Evans
David Evans vive em Portugal desde 1966 .É pintor autodidacta, tendo participado em numerosas exposições colectivas e individuais. Foi director da Galeria Judite Dacruz no início dos anos 70. Foi professor e Director de Estudos Ingleses no British Council  em Lisboa e presentemente é investigador na Universidade Nova de Lisboa e tradutor.

Margarida Palma
Licenciada em pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, completou o mestrado em Gravura em Camberwell College of Arts (UK) em 2004, onde recebeu os prémios Bartolomeu dos Santos e John Purcell. Completou o curso de Estudos de Cinema, na Goldsmiths (UK), em 2006.
Trabalhou como assistente do Professor Bartolomeu dos Santos (1999 a 2003), em Camberwell College of Arts (2004 a 2007) e integrou equipas de Serviço Educativo no CCB, Museu do Design e na experimentadesign. Foi professora convidada na ESAD, Caldas da Rainha (2009 a 2013).
Sócia fundadora e membro da direcção da Oficina Bartolomeu dos Santos, desde 2012. Em parceria com Soraya Vasconcelos, concebeu e produziu o projecto Réplica - Reflexões Sobre Gravura Contemporânea, entre outros projectos.
O seu trabalho integra o Viewing Program do Drawing Center (EUA) desde 2011. No mesmo ano foi artista em residência no Frans Masereel Center (Bélgica). Presentemente desenvolve Projecto de Doutoramento com ênfase nas práticas de desenho e gravura. Expõe regularmente desde 2004.

Samuel Rama
Licenciado em Artes Plásticas, na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, onde é docente desde 2003. Doutorado em Artes Visuais e Intermédia pela Universidade Politécnica de Valência. Artista e professor, a sua atividade incide na pesquisa da intrincada e complexa relação entre os meios da escultura e da fotografia com as noções de paisagem. De entre as suas exposições individuais destacam-se: Habitar a Penumbra (2005), Módulo - Centro Difusor de Arte, Oporto; MAGMA (2008), Galeria 111 - Lisbon e Oporto, SCANNING (2010) Arquivo Fotográfico de Lisboa, Lisbon; MEGAPARSECS (2012) Teatro da Politécnica, Lisbon. Das suas exposições coletivas destacam-se: 7 Artistas ao 10.º mês (2005), Fundação Calouste Gulbenkian, Lisbon; London Pilot 2, London e Da Outra Margen do Atlântico - Alguns Exemplos do Vídeo e da Fotografia Portuguesa (2005), Centro de arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, Brasil. Finalista nos prémios: IV International Expanded Painting Prize (2007), Museo de Bellas Artes de Castellón, Espanha e na X Mostra Internacional UNION FENOSA (2008), Museo de Arte Contemporâneo União Fenosa, Coruña, Espanha. Está representado nas coleções de Pedro Cabrita Reis, Bartolomeu Cid dos Santos, BES art, MAR (Museu de Arte do RIO, Rio de Janeiro, Brasil), Américo Marques dos Santos, , Manuel de Brito, PLMJ, entre outros.

Mais informação sobre as GAB-A e o Prémio CAT 30 anos no site da Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

Logos Prémio 30 Anos Casa das Artes de Tavira


Sem comentários: